terça-feira, maio 22, 2007

Propostas em tom de brincadeira séria

No anedotário nacional faltava mais esta. Segundo foi noticiado pelo Público, na edição de sábado passado, um professor de inglês foi objecto de acção disciplinar e suspenso das funções que exercia há 19 anos e pico na Direcção Regional de Educação do Norte. Pelo que consta terá dito uma piada (porventura em português do mais castiço) retirada do anedotário nacional do caso Sócrates/Independente. O incidente passou-se no seu gabinete e a mensagem tinha como receptor um colega de serviço.
As afirmações da directora regional Margarida Moreira são elucidativas quanto ao zelo com que alguns funcionários públicos passaram a desempenhar as suas funções: "insulto feito no interior da DREN, durante o horário de trabalho" (...) "extremamente grave e inaceitável" (...) "Os funcionários públicos, têm de estar acima de muitas coisas. O sr. primeiro-ministro é o primeiro-ministro de Portugal" (...) "Uma coisa é um comentário ou uma anedota outra coisa é um insulto" (...) "Não tomei a decisão de ânimo leve, foi ponderada" (...) "o inquérito será justo, não aceitará pressões de ninguém. Se o professor estiver inocente e tiver que ser ressarcido, será" (...) "Suspendo-o preventivamente, instauro-lhe processo disciplinar, participo ao Ministério Público".
Tudo leva a crer ter sido criado à escala nacional um serviço informal de bufaria. Proponho um nome pomposo e sonante, que é o que convém nas presentes circunstâncias: Serviço Secreto de Voluntários de Delação Espontânea (S.S.V.D.E.). Proponho igualmente que os elementos que mais se destacarem, ao longo do ano, venham a ser condecorados com a medalha de mérito e diploma, entregues em cerimónia festiva presidida pelo Presidente da República e pelo Primeiro-Ministro, devidamente acompanhados pelos seus acólitos, representantes das Forças Armadas e das Polícias, ao som da música tocada pela Banda da Guarda Nacional Republicana. Proponho um dia para o efeito: que tal o 25 de Abril? Sempre se revitalizariam as festividades do feriado. Ou então o 5 de Outubro. Proponho também que os ditos condecorados, por inestimáveis serviços prestados de interesse público, sejam designados como cidadãos exemplares e publicados os seus nomes no Diário da República, passando a encabeçar a lista dos possíveis recrutáveis para as carreiras do funcionalismo público. Proponho ainda, para os infractores que se não retratem da acção ignominiosa praticada, a seguinte pena: o encarceramento no simbólico Forte de Peniche e outros estabelecimentos afins, por será certo que para o efeito a capacidade deste não será suficiente.
Com estas palavras e no contexto da lei da rolha nos últimos tempos revisitada, ainda um dia destes me habilito a passar uns tempos à sombra não de uma azinheira mas do chilindró. Mas garanto que hei-de passar os meus dias a cantar a Grândola Vila Morena.

Nenhum comentário: