quinta-feira, janeiro 07, 2010

Para reflectir (1)

"A questão do papel da publicidade na geração do consumismo ganha maior pertinência à medida que este modo de vida se torna ostensivamente patológico. Em princípio, a satisfação põe fim ao consumo. Mas no consumismo tudo sucede como como se não houvesse fim possível. O consumo torna-se insaciável e converte-se num objectivo em si mesmo. Já não se consome para satisfazer umas necessidades determinadas, mas por consumir. O shoping é o estádio definitivo do consumismo. A ânsia compulsiva e a necessidade de comprar sustentam a necessidade das coisas que há que comprar. O consumismo é uma droga, uma bulimia de mercado que nada parece poder limitar, nem sequer o facto de se tornar obeso."
Grupo Marcuse - Da miséria humana no meio publicitário

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma sociedade baseada num consumo desenfreado revela uma faceta humana interessante: a de que há um vazio em nós que tem de ser preenchido de qualquer modo. Quanto mais se consume, maior é o vazio. Há, de alguma forma, uma secreta esperança de que o consumo nos levará ao caminho da felicidade.

Um abraço.
João Paulo.